ACUPUNTURA

                            

Acupuntura é um dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). É um método de tratamento considerado complementar de acordo com a terminologia da OMS Organização Mundial de Saúde.

É uma técnica milenar que consiste na aplicação de “agulhas” em pontos específicos de canais de energia (meridianos) visando controlar e equilibrar o funcionamento do organismo, trazendo benefícios à saúde.

Além das agulhas, os pontos podem ser estimulados por outros métodos como stiper, magnetos, esferas, laser, moxa, ventosa e eletro-estimulação para potencializar o efeito das agulhas.

A história da acupuntura confunde-se com a história da medicina na China. Seus primórdios remontam à pré-história chinesa. Posteriormente outros países orientais contribuíram para o desenvolvimento das técnicas de acupuntura.

A visão tradicional da MTC está profundamente ligada a teorias baseadas no Taoísmo, sobre a dualidade Yin/Yang, sobre meridianos, Qi, cinco elementos, substâncias vitais e outros conceitos bastantes “exóticos” para a medicina ocidental.

O conceito de Yin/Yang é provavelmente o mais importante e distintivo da teoria da MTC. É possível dizer que toda a fisiologia, a patologia e o tratamento da MTC podem, às vezes, ser reduzidos ao Yin/Yang.

O Conceito de Yin/Yang, juntamente com o de Qi, vem permeado a filosofia chinesa há séculos, sendo diferente de qualquer idéia filosófica ocidental.

Em geral a lógica ocidental tem como base a oposição dos contrários, sendo esta a premissa fundamental da lógica aristotélica.

O conceito chinês de Yin/Yang é radicalmente diferente de tal sistema de pensamento: Yin e Yang apresentam qualidades opostas, mas complementares. Cada coisa ou fenômeno poderia existir por si mesmo ou pelo seu oposto. Alem disso o Yin contem a semente do Yang de tal maneira que ele pode se transformar em Yang e vice versa.

Saiba mais ...


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!