SHIATSU

Shiatsu – é uma massagem japonesa criada em fins da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão e vibração da técnica japonesa do An-má. A palavra japonesa Shiatsu significa pressão (“Atsu”) com os dedos (“Shi”).

O Shiatsu é uma das ramificações da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) ou Medicina Tradicional Oriental que trabalha com pressão dos dedos em cima dos canais de energia (meridianos), assim equilibrando o fluxo de energia vital (“Ki”); Também atua neste fluxo energético o Do-in, a Acupuntura, o An-má ou Tui-ná, entre outras terapias.

O Shiatsu é extremamente recomendado para problemas de coluna, estresse, insônia, problemas de deficiência funcional de órgãos, como rins, problemas com evacuação e até mesmo uma simples queimação do estomago; problemas psicossomáticos como depressão, baixa autoestima, e uma infinidade de outras coisas.

Como é feito

Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração, pinçamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas musculoesqueléticas com o objetivo de atuar na circulação “energética” através de técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e, assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e, sobretudo energética.

O terapeuta, usando os polegares, as palmas das mãos e ate mesmo o cotovelo, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com estes toques, desbloqueando a energia vital. Além disso, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando a circulação do sangue e linfa. Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um ritmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.

Em que se baseia

A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo biomédico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde se acredita que a cura não deve ser feita através da doença. Buscando-se o fenômeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um, e único na sua individualidade. Para a Medicina Oriental, os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio energético e sua desarmonia, ora em excesso em determinados meridianos, ora deficientes em outros, é a causa das doenças.

Como a medicina preventiva, o objetivo é a harmonia e a manutenção da forca vital, acreditando que o corpo harmonizado, energeticamente, é saudável e não necessita de medicamentos.

Princípios

O fluxo de energia vital se faz por meio de canais do corpo humano, conhecido como ”meridianos”. Em alguns pontos esta energia pode ser interrompida por algum distúrbio, tendo seu fluxo prejudicado gerando situações de excesso de energia ki (“Jitsu”) antes do tsubô e deficiência de energia (“Kyo”) depois do ponto. No Shiatsu os tsubôs são pressionados para normalizar o fluxo da energia ki. Um meridiano que esteja com excesso de energia ki, ou seja, esteja Jitsu, se apresenta normalmente dolorido e tenso; já o meridiano com falta de energia ki, ou seja, que esteja Kyo, se apresenta indolor e é notada uma dor agradável ao tocá-lo, uma vez que assim se estimula o fluxo energético. Desta forma, o Shiatsu atua equilibrando os meridianos Jitsu e Kyo, normalizando o fluxo de energia ki.

Ao equilibrar e normalizar o fluxo de ki propicia-se ao organismo as condições de bom funcionamento. As doenças seriam causadas pelo desequilíbrio do fluxo de ki. Assim, busca-se a cura das doenças pela interrupção do estado de desiquilíbrio do ki.

A sessão

O paciente, geralmente, passa por uma avaliação com o terapeuta e em seguida pela terapia em si. Uma sessão de Shiatsu dura normalmente 60 minutos, e seu número varia de caso para caso, podendo chegar de 2 a 4 sessões por mês.

Nesta terapia não é necessário o uso de cosméticos como óleos e lubrificantes e nem tão pouco se despir.

Quem pode fazer

Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, inclusive bebês. Adultos e idosos sentem-se muito bem, pois em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações. Indivíduos que trabalham no estresse das cidades grandes tem no Shiatsu um grande aliado para problemas de tensão e fadigas musculares.

Vale a pena conferir!!!!

Saúde, Paz.

Bem estar e Equilíbrio a todos.

Sussumu Jinbara

Origem: Wikipedia, a enciclopédia livre.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!